Visitantes

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Desde 2003, liderança nunca mudou de mãos na última rodada

Líder na penúltima rodada sempre levou a taça nos pontos corridos. Boa coincidência para o Corinthians
Uma marca importante do Campeonato Brasileiro de pontos
corridos dá ao Corinthians uma confiança extra para acreditar que no próximo domingo a equipe celebrará enfim o título brasileiro de 2011, o quinto de sua história. Desde a implantação do sistema de disputa atual do torneio, nunca houve reviravolta na liderança da competição da penúltima para a última rodada.
O Corinthians tem 70 pontos, dois a mais que o Vasco, único rival com chances de tirar-lhe o troféu. Líder por 26 das 37 rodada, o time paulista precisa de apenas um empate contra o Palmeiras, no Pacaembu ou até um tropeço simples do time de São Januário contra o Flamengo, no Engenhão, para ser campeão e repetir o que outros líderes conseguiram na última rodada dos últimos Brasileirões.
Em 2003, 2006 e 2007, o campeão foi definido por antecipação com o Cruzeiro no primeiro ano e o São Paulo, nos outros dois, não tendo chances de perder o título na rodada derradeira. Nas outras edições, todas decididas na última rodada, o time que chegou líder para o confronto final foi campeão.
Foi assim com o Santos em 2004, o Corinthians em 2005, o São Paulo em 2008, o Flamengo em 2009 e o Fluminense em 2010. Em 2004, o Santos tinha um ponto de vantagem para o Atlético-PR e venceu o Vasco na última rodada. No ano seguinte, o Corinthians perdeu para o Goiás na partida final, mas contou com tropeço do Internacional e ficou com o título.
Em 2008, o São Paulo foi para o jogo decisivo contra o Goiás com três pontos a mais que o Grêmio e se manteve assim na rodada final. Em 2009, o Flamengo assumiu a liderança pela primeira vez na penúltima rodada e contra o Grêmio, na 38ª rodada, bastou vencer para ficar com a taça. O mesmo aconteceu com o Fluminense em 2010, que recebeu o Guarani no Engenhão com um ponto de vantagem para o Corinthians e venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo hoje corintiano Emerson.
Para ser campeão, o Vasco precisa não só quebrar essa "regra", como também ser o primeiro time a ficar com título do Brasileirão sem ter feito a melhor campanha nem do primeiro nem do segundo turno. O Corinthians foi "campeão" do primeiro turno com 37 pontos em 19 jogos e o Fluminense já tem a melhor campanha do segundo, com 37 pontos em 18 jogos. Corinthians e Vasco vêm atrás com 33 pontos somados na segunda metade do Brasileirão.
Fonte:
http://esporte.ig.com.br/futebol/desde-2003-lideranca-nunca-mudou-de-maos-na-ultima-rodada/n1597386869940.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário