Visitantes

terça-feira, 25 de maio de 2010

História das Copas - Uruguai, 1.º campeão mundial de seleções

Sul-americanos dominam primeira Copa do Mundo
Idealizado pelo então presidente da FIFA, Jules Rimet, a Copa do Mundo, um dos torneios mais populares do esporte, teve sua primeira edição em 1930 com o bicampeão olímpico Uruguai como país sede.
Para o torneio ser realizado, no entanto, Rimet, que na época tinha 24 anos, teve que driblar muitas dificuldades.
O critério de seleção para o primeiro Mundial foi o convite da entidade máxima do futebol. Por causa da distância, as seleções europeias não quiseram participar. Depois de negociações, a Fifa decidiu pagar passagem e estadia para as equipes, mas, mesmo assim, apenas quatro times do continente estavam presentes em Montevidéu.
Sem algumas das principais forças do esporte na época, a Copa teve apenas 13 países, sendo que sete deles eram da América do Sul. O torneio foi disputado em apenas três estádios (Centenário, Pocitos e Central Park) e as seleções foram divididas em quatro grupos. Na primeira etapa, as equipes que ficaram em primeiro foram para a semifinal, que, junto com a final, foi disputada em mata-mata. Não houve a disputa de terceiro lugar.
Os participantes foram estes: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai
Em um grupo considerado fácil, o Brasil, ao lado de Iugoslávia e Bolívia, caiu ainda na primeira fase em sua estreia no Mundial. Com a derrota para os europeus no primeiro jogo, a vitória em cima dos bolivianos não foi o suficiente para colocar a seleção do destaque Preguinho, autor de três gols no torneio, na semifinal.
Mesmo com a desclassificação brasileira, os sul-americanos foram o destaque da competição. O Uruguai, que goleou a Iugoslávia por 6 a 1 na semifinal, pegou na final a Argentina, que, pelo mesmo placar, passou pelos Estados Unidos. Apesar de não levantarem a taça, os argentinos tiveram o atacante Stábile como o artilheiro do torneio, com oito gols em cinco jogos.
Em um Estádio Centenário lotado com 100 mil pessoas, os donos da casa marcaram com Dorado, Cea, Iriarte e Castro, atropelando os argentinos por 4 a 2 na final, e tornando-se assim os primeiros campeões mundiais da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário