Visitantes

terça-feira, 13 de julho de 2010

Atraso nas providências para Copa de 2014 assusta TCU

O relatório do tribunal confirma a ideia de que as providências estão "impressionantemente atrasadas", há risco de se repetir a má experiência do Pan de 2007
O TCU (Tribunal de Contas da União) não conversou com a Fifa, mas viu os mesmos problemas expostos pela entidade na organização da Copa de 2014. A conclusão veio ao fim de uma auditoria encerrada em abril e aprovada duas semanas atrás.
O relatório do tribunal confirma a ideia de que as providências estão "impressionantemente atrasadas", diz que há risco de se repetir a má experiência do Pan de 2007 e aponta falta planejamento para garantir que estádios não virem "elefantes brancos".
O capítulo do relatório do TCU sobre as obras de infraestrutura pode ser resumido por um parágrafo: "Até abril, nenhuma obra (de mobilidade urbana) havia sido contratada, apenas um edital de licitação estava concluído. O Ministério das Cidades havia recebido (até essa data) o projeto básico de 8 das 47 obras previstas. Há o risco de que as obras sejam contratadas apenas como obras conceituais". A expressão "obra conceitual" quer dizer que a contratação pode vir a ser feita em cima de projeto vago, o que "abre a porta para o superfaturamento dos contratos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário