Visitantes

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Três anos depois, Interlagos volta a decidir um título da Fórmula 1

Três anos depois, Interlagos volta a decidir um título da Fórmula 1
Os fãs brasileiros da Fórmula 1 terão mais uma vez a chance de ver o título da categoria ser conquistado em Interlagos. Depois de não definir o campeonato em 2010 e 2011, o circuito brasileiro será palco da definição do vencedor da acirrada disputa entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso no próximo fim de semana.
Esta é a sexta vez em que a prova brasileira será decisiva para o título. Em 2004, o Grande Prêmio do Brasil foi transferido para a parte final do campeonato e, desde então, viu grandes disputas. No primeiro ano como última prova do calendário, porém, o título de Michael Schumacher veio com quatro etapas de antecedência.
A primeira decisão em Interlagos ficou para a temporada de 2005, quando Alonso tornou-se campeão mundial pela primeira vez. Naquele ano, o GP do Brasil foi a antepenúltima prova da temporada e o espanhol abriu mais de 20 pontos de vantagem para Kimi Raikkonen após ser terceiro colocado na prova brasileira para garantir o título.
Em 2006, Interlagos voltou a ser palco do título de Alonso. O espanhol, que nunca venceu no circuito brasileiro, chegou à ultima prova com 10 pontos de vantagem para Michael Schumacher e só perderia o título se abandonasse, mas um segundo lugar na prova vencida por Felipe Massa rendeu seu bicampeonato.
Depois dos títulos do espanhol, São Paulo viu duas disputas de título emocionantes nos anos seguintes. Em 2007, Kimi Raikkonen chegou à última corrida em terceiro no Mundial, atrás de Lewis Hamilton e Alonso. O finlandês, porém, venceu a prova e contou com uma combinação de resultados de seus rivais para batê-los por um ponto de diferença e conquistar o título com a Ferrari.
Entre as decisões recentes, a de 2008 é talvez a que mais esteja na memória dos brasileiros. Massa vinha na segunda posição do campeonato antes da corrida, atrás de Hamilton, mas o cenário ficou cada vez mais favorável durante a prova em Interlagos. O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro e sagrava-se campeão naquele momento, mas Hamilton ultrapassou Timo Glock nos metros finais para ganhar a quinta posição e ficar um ponto à frente do ferrarista na classificação, estragando a festa da torcida brasileira em Interlagos.
Em 2009, a prova foi a penúltima do calendário, antes de Abu Dhabi, mas mesmo assim definiu o campeão. No ano do domínio da Brawn GP, Jenson Button foi campeão após ser quinto lugar em Interlagos e acabar com as chances matemáticas de Rubens Barrichello, seu companheiro, e Sebastian Vettel, que foi vice-campeão em seu primeiro ano com a Red Bull.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário