Visitantes

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pelé: Setenta anos de reinado

Melhor jogador de todos os tempos faz aniversário nesta quinta-feira
Apesar de não ser esta a data que consta de sua certidão de nascimento, 70 anos atrás nascia, em Três Corações (MG), o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, que entrou para a História com o nome de Pelé.
Menino franzino, que se destacaria no Santos no final dos anos de 1950, Pelé conquistaria o mundo em 1958, ao marcar seis gols, incluindo uma pintura na Final contra a Suécia, e emocionar os presentes no Estádio Rasunda, em Estocolmo, quando se debulhou em lágrimas ao final da partida que daria à Seleção Brasileira seu primeiro título mundial.
Nos 20 anos seguintes, Pelé conquistaria mais duas Copas do Mundo, além de uma Copa América, uma Taça Libertadores e dois Mundiais Interclubes, estes pelo Santos, clube em que atuou entre 1956 e 1974, além de 11 Campeonatos Paulistas.
Em 1970, no México, acompanhado de outros craques como Tostão, Rivellino, Gérson, Jairzinho e outros, Pelé fez parte da Seleção Brasileira que conquistaria o Tricampeonato Mundial e encantaria o mundo todo na primeira Copa transmitida ao vivo e a cores pela televisão.
Ao se aposentar, em 1977, jogando pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos, Pelé colecionava 1284 gols, marcados em 1375 partidas, números absolutamente impressionantes. No final do século passado, o brasileiro foi eleito o atleta do século, pelo Comitê Olímpico Internacional e por jornalistas de todo o mundo, em uma enquete promovida pelo diário francês "L´Équipe".
Referência mundial, Pelé se tornou símbolo do esporte mais popular do planeta e ainda emociona multidões por onde passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário