Visitantes

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia do goleiro

Data é uma homenagem ao ex-goleiro Manga, nascido neste dia
No Brasil, o dia 26 de abril é comemorado como o Dia do Goleiro. A data foi criada há 30 anos para fazer uma homenagem para aqueles atletas que por muitas vezes não tem o reconhecimento devido do seu trabalho. 
Eles passam todos os jogos tendo sendo desafiados pelos atacantes, ouvindo gritos de “frangueiro” e “mão de pau” dos torcedores. Porém, o que seria do nosso futebol sagrado sem os goleiros? Não há como nem pensar nisso.
A criação da data foi ideia do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, que eram professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e começou a ser comemorada a partir da metade dos anos 70, segundo relata Paulo Guilherme, jornalista que escreveu o livro “Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1”.
Foi Carlesso um dos precursores do trabalho de preparação de goleiros no Brasil. O tema começou a ser discutido na preparação da Copa do Mundo de 70, quando o preparador físico Admildo Chirol levou para a concentração algumas fotos e filmes de treinamentos de goleiros da Alemanha e Iugoslávia.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário