Corinthians e Palmeiras ficaram pelo caminho no Campeonato Paulista . Restou então a São Paulo e Santos , responsáveis por um dos mais marcantes jogos da primeira fase do Estadual, realizarem o último e decisivo embate envolvendo os quatro grandes. Às 16h (horário de Brasília) deste domingo, no Morumbi, será definido o finalista que chegará à decisão com o favoritismo, independentemente de o adversário ser Guarani ou Ponte Preta.
O time tricolor, anfitrião como na vitória por 3 a 2 sobre o clube da Baixada em 18 de março, ostenta uma campanha melhor, mas se recusa a se colocar como provável "Golias" da decisão - na alusão ao confronto bíblico, os dois clubes campineiros que disputam a outra semifinal seriam Davi, menos cotado no embate com o gigante Golias.
Os comandados de Emerson Leão já alcançaram nesta temporada 11 vitórias consecutivas, igualando a maior sequência da história do clube, e tiveram sete dias sem compromissos entre o triunfo sobre o Bragantino, no sábado passado, pelas quartas de final do Paulista, e o San-São - o duelo contra a Ponte Preta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, não ocorreu na quinta-feira por conta das fortes chuvas que caíram em Campinas .
Já o clube praiano atuou na altitude de La Paz na última quarta-feira e perdeu do Bolívar pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, desembarcando no Brasil com Neymar gripado. Diferença no descanso que fez Paulo Henrique Ganso chiar publicamente em seu Twitter pelo que considerou um prejuízo à equipe . Mas o São Paulo discorda de qualquer vantagem. E faz sua parte para manter um mistério para o clássico.
Pela vaga na final, Guarani e Ponte duelam no "Dérbi do século"
Pela vaga na final, Guarani e Ponte duelam no "Dérbi do século"
Desacreditados na primeira fase do Campeonato Paulista, Guarani e Ponte Preta tiveram campanhas regulares e acabaram enfrentando os favoritos Palmeiras e Corinthians nas quartas de final. Ainda mais sem crédito, as duas equipes conseguiram avançar e fazem, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), o "Dérbi do século" , valendo vaga na decisão, no estádio do Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Com a motivação em alta, os arquirrivais se encontram pela segunda vez no ano do centenário do clássico. No dia 24 de março, ainda pela fase de classificação, com gols marcados por Diego Sacoman e Fumagalli, alviverdes e alvinegros empataram por 1 a 1 , aumentando o grau de imprevisibilidade da semifinal deste domingo.
Pelo lado do Guarani, o dérbi decisivo marca um momento de afirmação após meses mergulhado em crise. Em 2011, a equipe deveu cinco meses de salários, chegou perto de vender o Brinco de Ouro, seu maior patrimônio, e ainda teve toda a diretoria destituída em assembleia histórica com participação marcante dos torcedores. Sob nova direção e o velho conhecido Vadão no comando técnico, a equipe se reformulou completamente e fechou a primeira fase do Paulistão com 11 vitórias, três empates e cinco derrotas, na quarta colocação.
Já a Ponte Preta, que assegurou a classificação em oitavo, com campanha irregular - oito vitórias, quatro empates e sete derrotas -, encara o segundo Dérbi do centenário com a segurança de um clube de Série A do Campeonato Brasileiro e que precisa mostrar sua força depois de eliminar o Corinthians, atual campeão nacional, em pleno Pacaembu. Com Gilson Kleina no comando, a equipe tenta voltar a uma final de Paulistão depois de quatro anos. Em 2008, a equipe perdeu o título para o Palmeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário