Fundando em 1913, o Tigre de Americana esteve entre altos e baixas nos últimos anos
Depois da fraca campanha no Campeonato Paulista da Série A2, no ano passado, o Rio Branco atingiu o ponto mais baixo na história do clube no futebol paulista: a Série A3. Esse é o primeiro ano que o time disputa a divisão e exibe sinais de que vai deixa-lá, com ou sem título. O time é um dos favoritos ao retorno à A2.
Fundado em 1913, o Rio Branco sempre esteve nos noticiários entre os principais clubes do futebol paulista. Ainda novato, o Rio Branco foi vice-campeão paulista em 1922 e 23. Depois de um duro golpe que fechou as portas do futebol profissional até o final da década de 50, o Tigre se reergueu e voltou com força total em 1979.
Daí em diante, o time representou Americana entre os clubes grandes da capital, sendo sempre o pesadelo daqueles que almejavam o título. Apenas 94 anos depois de sua fundação, o time foi conhecer o seu primeiro rebaixamento. O Rio Branco caiu para o Paulista da Série A2, em 2007, quando conquistou apenas 13, dos 57 pontos disputados. O time sentiu o rebaixamento e demorou para dar sinais de reação.
Depois de uma campanha mediana em 2008, na A2, o time retornou à elite do paulista após conquistar o vice-campeonato em uma partida emocionante, onde o Monte Azul sagrou-se campeão. Mas o que parecia ser permanente acabou sendo provisório. Com apenas duas vitórias em 19 jogos, o Rio Branco acabou sendo rebaixado com a lanterna do Paulistão, quando o Santos foi campeão com os 'meninos da vila', comandado por Neymar, Ganso e Robinho.
A lanterna parecia ter grudado nas mãos do Tigre e, em 2011, o time foi rebaixando também na lanterna novamente com apenas duas vitórias. Naquele ano, o Rio Branco teve a zaga mais furada de todos os clubes profissionais paulista, sofrendo 44 gols, em 19 jogos.Agora, depois de uma reformulação na diretoria embalado por uma série de contratações, o Rio Branco luta para voltar a elite do futebol paulista. O time garantiu a vaga no quadrangular final com a liderança da primeira fase com apenas três derrotas. Com a derrota no sábado, o time assumiu a segunda colocação do Grupo 2 com quatro pontos. Neste sábado, às 16h, o time volta a campo contra o Capivariano pela quarta rodada do quadrangular, em Americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário