O dia 21 de maio de 1904 entrou para a história. Neste dia foi fundada, em Paris, na França, a FIFA, Fédération Internationale de Football Association, ou Federação Internacional de Futebol Associado, em tradução livre para o português. A ata de fundação contou com a assinatura de representantes da Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. Dois dias depois, o francês Robert Guérin foi eleito o presidente no primeiro Congresso da FIFA.
Ao longo dos seus 108 anos de história, a entidade máxima do futebol mundial foi comandada por oito presidentes, desde Guérin, passando pelo brasileiro João Havelange, que presidiu o órgão por 24 anos, até o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, no cargo desde 1998.
No mandato do francês Jules Rimet, que durou de 1921 a 1954, foi criada a Copa do Mundo de Futebol, disputada no Uruguai e vencida pelos anfitriões. Disputada por 13 países, o maior torneio do futebol mundial conta hoje com 32 seleções em sua fase final, atingindo o número de 200 equipes que disputam as eliminatórias.
Embora organize diversas competições pelo mundo todo, em nome do desenvolvimento global do esporte, fazem parte do calendário oficial da entidade a Copa do Mundo FIFA, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Mundial Sub-20, e o Mundial Sub-17, além da Copa do Mundo de Futsal, de Futebol de Areia e o Mundialito de Clubes de Futebol de Areia.
Para comemorar o centenário da entidade, no dia 20 de maio de 2004 foi realizado, em Saint Dennis, na França, um amistoso envolvendo as seleções de França, país onde a FIFA foi fundada, e Brasil, o maior vencedor da história das Copas. O placar registrado foi 0 a 0.
Com sede atualmente em Zurique, na Suíça, a FIFA congrega 208 países e territórios associados. O número de filiados é maior que o COI, Comitê Olímpico Internacional, 205, ou a ONU, Organização das Nações Unidas, que conta com 193 membros.
Fonte:http://www.futebolpaulista.com.br/
Fonte:http://www.futebolpaulista.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário